terça-feira, 10 de maio de 2016

10 passos simples para se instalar uma pia.


A instalação de uma pia e uma torneira por conta própria requer tempo e trabalho, mas elimina os custos com encanadores. Uma pia que se encaixa a um buraco já feito na bancada é a mais fácil de instalar.
Resultado de imagem para como instalar uma pia de cozinha

j

O que você precisa?

  • Alicates ou chave ajustável
  • Chave de ralo
  • Chave de fenda de cabeça achatada
  • Pistola de calafetagem
  • Calafetagem ou silicone para banheira e telha
  • Massa de encanamentos
  • Jornal
  • Panos


Resultado de imagem para como instalar uma pia de cozinha

Instruções



  1. 1
    Coloque a pia na abertura da bancada para ver se encaixa. Certifique-se que sobra um espaço de pelo menos 1 cm em cada lado. Verifique também se o encaixe é adequado ao formato do buraco, com seus lados planos contra a superfície da bancada e vão nunca maiores que 3 mm.
  2. 2
    Remova a pia e coloque-a de ponta cabeça em uma mesa ou área de trabalho. As aberturas para a torneira deverão se esticar para além das bordas. Encaixe então a nova torneira à pia, seguindo as instruções do fabricante e certificando-se que as peças estejam retas.
  3. 3
    Conecte os tubos de água ao bocal da torneira, apertando com alicates ou chaves ajustáveis até obter um encaixe firme.
  4. 4
    Aplique calafetagem ou silicone nas bordas da abertura para a pia, na bancada. Aplique um fio contínuo de calafetagem, de aproximadamente 1 cm de diâmetro, e espalhe o material por toda a superfície, sem deixar vãos.
  5. 5
    Coloque a pia novamente no vão da bancada. Alinhe-a de forma que fique reta e toda a abertura fique coberta. Se ela for feita de aço inoxidável, você terá de instalar os grampos de retenção que vieram com o produto. Coloque grampos nos trilhos na parte de baixo da pia e gire-os até que eles se prendam à parte de baixo da bancada. Deverão ser colocados entre 12 e 16 em uma instalação comum, devendo ser espaçados uniformemente com atenção às quinas. Aperte-os com uma chave de fenda. Se a pia for de ferro fundido, seu peso e a calafetagem irão prendê-la à bancada.
  6. 6
    Pegue uma porção de massa de encanamento do tamanho de uma bola de ping pong, e enrole-a até que tome a forma de um fio ou corda que será colocada perto da parte de baixo do bocal do ralo. Coloque essa peça em uma das aberturas da pia e pressione-a até que a massa escorra para fora. Certifique-se de que você tem um fio contínuo que envolve completamente o bocal. Coloque, então, por baixo, as arruelas de borracha e depois a de plástico ou vinil. Enrosque a porca e aperte manualmente até obter uma junção firme. Em seguida, aperte-a com a chave de ralo para firmar ainda mais. Repita esse passo no outro ralo e remova os excessos de massa depois de terminar.
  7. 7
    Enrosque um dos canos de água de sua torneira a um dos registros de fechamento debaixo do gabinete da pia, fazendo uma junção firme e se certificando de que os tubos de água quente e fria vão nos bocais correspondentes. Utilize os alicates ou trancas de canal para apertar firme.
  8. 8
    Reconecte os canos do ralo às partes de baixo da pia.
  9. 9
    Coloque folhas de jornal na parte de baixo do gabinete e abra vagarosamente cada registro. O papel irá ajudar a identificar o local de eventuais vazamentos. Depois de se certificar de que não há aberturas indesejadas, abra a torneira. Deixe a água fluir em ambos os lados da pia por vários minutos e analise os bocais e canos do ralo por baixo. Encha ambos os lados da peça com água e deixe por vários minutos. Procure novamente por vazamentos e aperte onde for necessário.
  10. 10
    Deixe descansar por 24 horas para que a calafetagem seque apropriadamente. Evite usos exagerados no período e confira se há vazamentos uma vez mais para evitar grandes prejuízos com bancadas e gabinetes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário